XXVIII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UNESP
03 e 04 de novembro de 2016, Bauru - SP

A Unesp organizou nos dias 3 e 4 de Novembro a 28ª edição do Congresso de Iniciação Científica (CIC). O evento reuniu os 400 melhores projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos de graduação da universidade em apresentações orais e de pôster dentro das três grandes áreas do conhecimento: biológicas, exatas e humanas.

O encontro realizado em Bauru é a etapa final de um processo que recebeu 3545 trabalhos e que começou com uma pré-seleção realizada dentro de cada uma das unidades da Unesp. O número de inscritos, o segundo maior da história do CIC, foi celebrado pela Pró-Reitora de Pesquisa, professora Maria José Soares Mendes Giannini, na abertura do evento.

“Esses números são expressivos quando comparamos com o primeiro CIC realizado em 1989, e que contou com 326 inscritos. Isso indica o quanto nossos estudantes estão se engajando na pesquisa”, celebra. Em 2010, o crescimento constante no número de alunos inscritos obrigou a organização do congresso a dividir o evento em duas fases, formato que permanece até hoje.

Interdisciplinaridade desde o início

Outro ponto importante da mudança em duas fases foi trazer o aspecto interdisciplinar ao CIC, explica a assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa, Maysa Furlan, que há seis anos participa da organização do evento.

“Quando o aluno está dentro da sua unidade, ele tem uma platéia de examinadores que transitam na sua área. Neste ambiente interdisciplinar da segunda fase, o senso crítico do aluno precisa estar mais apurado porque ele tem que apresentar para um avaliador que ele não conhece e que provavelmente pertence à outra área”, explica.

Para a professora, reunir trabalhos de diversos campos em um único evento também tem despertado o interesse dos estudantes pelos projetos dos colegas. “Você nota durante o CIC deste ano que os alunos acompanham as apresentações de temas diferentes dos seus. Isso de certa forma estimula a interdisciplinaridade”, aponta.